LAUREN KALMAN – BODYHOOD E JEWELLERINESS. Durante os anos 1960-1980, o corpo ajudou a libertar a joalharia de requisitos ornamentais, financeiros e de representação que eram tidos como garantidos desde tempos imemoriais. Artistas como Gijs Bakker + Emmy Van Leersum (anos 1960-1970), Peter Skubic (anos 1970), Otto Künzli e Gerd Rothmann (1982), acrescentaram uma nova perspetiva ao interior, ao exterior e à perceção do corpo. Durante algum tempo, a ideia da joalharia como um objeto que reflete a moda, o gosto e a condição financeira e moral do cliente pareceu obsoleta e algo a que tínhamos de resistir.
Neste processo, o corpo substituiu a pessoa ou o cliente. O corpo passou de enquadramento necessário para pendurar uma peça a objeto performático. Por diversas razões (que não posso aprofundar aqui), esta evolução foi cortada ainda em botão, antes de poder realmente florescer.
Uma representante de uma nova geração que usa o corpo como objeto de investigação, de forma bastante radical, é Lauren Kalman. Kalman (1980) é uma artista americana interdisciplinar que usa o seu corpo, a fotografia, a escultura, a joalharia, as performances e as instalações para testar os limites do seu corpo, evocar sentimentos de repulsa e expressar ideias sobre feminismo, beleza, sexualidade e ornamento. Estudou joalharia e metais, fundição, arte e tecnologia. O seu trabalho, independentemente do tamanho ou dos meios que usa, tem um grau de «jewelleriness» que o torna único no contexto da Body Art e da Arte Feminista. Na minha conferência abordarei brevemente algumas evocações do corpo na história da joalharia contemporânea e passarei de seguida a Lauren Kalman, analisando o papel da joalharia na sua Body Art.
LIESBETH DEN BESTEN (Amesterdão, 1956) é historiadora de arte e trabalha internacionalmente como escritora, curadora, professora e conferencista no campo da joalharia contemporânea. Trabalhou na
Fundação Françoise van de Bosch l, como secretária-geral, entre 1992 e 2016, e como presidente em 2000. Foi membro do Comité Editorial e do Conselho de Administração do
Art Jewelry Forum entre 2013 e 2019. É membro do Conselho Consultivo do
Journal of Jewellery Research. Ensina, desde 2016, História da Joalharia na Saint Lucas Academy, em Antuérpia, Bélgica. Com Gijs Bakker, Ted Noten e Ruudt Peters é uma das fundadoras do Mestrado em Joalharia MASieraad. O programa temporário de dois anos
MA Challenging Jewellery (2018-2020) no Sandberg Institute em Amsterdam foi o primeiro curso. A partir de 2021-2022 um novo programa permanente de mestrado MASieraad Hasselt-Amsterdam terá início na PXL-MAD School of Arts em Hasselt, Bélgica. Den Besten e os outros fundadores estão ativamente envolvidosno ensino no MASieraad H-A. É autora de diversas publicações importantes sobre
crafts e joalharia contemporânea. O seu livro
On Jewellery: A Compendium of International Contemporary Art Jewellery (2011), um
bestseller, foi publicado pela editora arnoldsche Art Publishers.