JEWELLERY STORIES FROM THE NORTH
Esta palestra vai levá-lo numa viagem a um dos cantos mais escuros da Europa: a Noruega. Terra de Vikings e dos indígenas Sami, é um país de enormes contrastes naturais que vão de Verões escuros e frios a Verões cheios de luz.
A roupa quente protegê-lo-á do frio, mas não há proteção contra a escuridão. Vai penetrar na sua mente como um denso nevoeiro. À medida que a natureza hiberna, as pessoas tentam o seu melhor para sobreviverem ao inverno. Não é um exercício para principiantes. Para a maioria dos noruegueses, é um desafio para toda a vida.
Nestas condições, uma pequena, mas próspera, comunidade de fabricantes de joias cria o seu trabalho juntamente com outras expressões criativas da Noruega, tais como as suas famosas bandas de black metal, o poeta Henrik Ibsen, o pintor Edvard Munch, e a rainha da joalharia contemporânea, Tone Vigeland. A escuridão e o frio são certamente uma força poderosa para a criatividade, tão mágica como as cores da aurora boreal a pulsar no céu!
NANNA MELLAND (1969, Oslo, Noruega) possui diplomas da Academia de Belas-Artes de Munique, o mestrado em Antropologia Social e História da Religião pela Universidade de Oslo, e é uma artista especializada em joalharia. Professora convidada no Burg Gibichenstein em Halle, Alemanha (2017), está sediada em Oslo.
Em 2008, recebeu o Prémio Norwegian Craft. Trabalha com vários materiais e explora uma grande variedade de temas, incluindo dispositivos intra-uterinos (DIU), pregos de ouro, corações de porcos fundidos, orquídeas em chumbo, aviões de alumínio e anéis de bombas atómicas em estanho. Apesar do seu ecletismo, o seu trabalho atinge, paradoxalmente, um todo coerente e está representado no museu Nordenfjeldske Arts and Craft, em Trondheim, Noruega.
Participou em muitas exposições, coletivas e individuais, em museus e galerias de todo o mundo, incluindo na Pinakotek Moderne, em Munique, na feira Schmuck, no Museu de Arte Moderna (Arnheim), no Museu de Arte Moderna de Paris, no Museu de Joalharia (Pforzheim), no Museu de Arte e Design de Nova Iorque e no Museu de Arte Dowse (Nova Zelândia).